Como os hábitos de sono podem melhorar a tua fertilidade.
Já aqui escrevi sobre o impacto positivo da exposição solar na saúde menstrual. De facto, o nosso astro-rei pode ser uma excelente fonte de bem estar e de saúde, se souberes tirar partido das suas propriedades de forma equilibrada.
Desta vez gostaria de partilhar contigo, as minhas reflexões sobre a importância que uma boa noite de sono tem na tua fertilidade.
O ritmo dia e noite (o nosso ritmo circadiano), tem uma influência enorme na forma como os nossos ciclos menstruais se desenvolvem.Da mesma forma que, quando despertamos, o nosso organismo segrega cortisol, a melatonina é a hormona-chave para uma boa noite de sono.
O que é a melatonina?
Esta hormona é segregada maioritariamente pela glândula pineal (localizada ao centro do cérebro atrás dos olhos) e a sua libertação depende da luz solar, ou melhor, da ausência desta. É um antioxidante poderoso que combate os radicais livres que agridem o teu organismo.
Esta hormona, estimulada pela escuridão e inibida pela claridade contribui para a protecção dos folículos e, naturalmente, favorecendo qualidade dos teus óvulos. Se o fluído folicular tiver uma maior concentração de radicais livres, comparativamente à de melatonina, a qualidade dos óvulos é comprometida.
Por estar relacionada directamente com a produção de estrogénio, níveis anormais desta hormona poderão estar associados a algumas alterações no aparelho reprodutor, como por exemplo: SOP (síndrome do ovário poliquístico), amenorreia hipotalâmica ou TPM (tensão pré-menstrual).
O que podes mudar na tua rotina do fim do dia, para favorecer a tua fertilidade?
1. Deita-te cedo
A produção diária de melatonina inicia-se por volta das oito da noite e atinge o seu pico pelas das 4 da manhã, por essa razão, é importante começares a “desacelerar os motores” por volta da hora do jantar.
2. Dorme na mais absoluta escuridão
A mais pequena ausência de escuridão irá comprometer a normal produção de melatonina necessária para manter um sono equilibrado. Qualquer luz presente no quarto poderá ser suficiente para a inibição da produção desta hormona. Até mesmo a luz dos números do teu despertador digital pode interferir com a produção da melatonia – eu costumo cobrir o meu despertador com a peça de roupa que estiver mais à mão 😉
Se não consegues dormir sem uma luz de presença (até porque podes querer levantar-te durante a noite para ir à casa de banho), escolhe uma luz de cor vermelha. Curiosamente, este espectro de cor não interfere com a produção de melatonina – quem sabe se não será porque os nossos antepassados dormiam junto a uma fogueira acesa?
3. Reduz a tua actividade física a partir das 7 da tarde
Eu sei que, para alguns, é na hora antes do jantar que muitas pessoas aproveitam para dar um salto ao ginásio e descomprimir de toda a tensão a que estão sujeitas durante o dia.
Não quero pedir-te o impossível, mas gostaria que reflectisses sobre a quantidade de estímulos inimigos do sono a que estás sujeita ao fim do dia. Talvez possas encontrar formas de descomprimir de uma forma mais “sleep friendly” 😉
4. Desliga o computador, a televisão, o telemóvel e reduz a intensidade da luz artificial
Sabias que a luz emanada pelo ecrã de televisão, computador ou telemóvel poderá ser suficiente para a inibição da produção da melatonina? O ideal será reduzir a luz artificial à hora de jantar – dizem que, na altura da ovulação, jantar à luz das velas faz milagres 😉 – e evitar ligar a tv e resistir à tentação de consultar o teu feed no facebook.
A tua fertilidade agradece 🙂
A informação que consta no presente artigo do blog, é destinada apenas para fins educacionais e nunca substitui o diagnóstico médico.