4 mudanças positivas na tua rotina do fim do dia, que vão favorecer a tua fertilidade

Como os hábitos de sono podem melhorar a tua fertilidade.

aqui escrevi sobre o impacto positivo da exposição solar na saúde menstrual. De facto, o nosso astro-rei pode ser uma excelente fonte de bem estar e de saúde, se souberes tirar partido das suas propriedades de forma equilibrada.

Desta vez gostaria de partilhar contigo, as minhas reflexões sobre a importância que uma boa noite de sono tem na tua fertilidade.

O ritmo dia e noite (o nosso ritmo circadiano), tem uma influência enorme na forma como os nossos ciclos menstruais se desenvolvem.Da mesma forma que, quando despertamos, o nosso organismo segrega cortisol, a melatonina é a hormona-chave para uma boa noite de sono.

O que é a melatonina?

Esta hormona é segregada maioritariamente pela glândula pineal (localizada ao centro do cérebro atrás dos olhos) e a sua libertação depende da luz solar, ou melhor, da ausência desta. É um antioxidante poderoso que combate os radicais livres que agridem o teu organismo.

Esta hormona, estimulada pela escuridão e inibida pela claridade contribui para a protecção dos folículos e, naturalmente, favorecendo qualidade dos teus óvulos. Se o fluído folicular tiver uma maior concentração de radicais livres, comparativamente à de melatonina, a qualidade dos óvulos é comprometida.

Por estar relacionada directamente com a produção de estrogénio, níveis anormais desta hormona poderão estar associados a algumas alterações no aparelho reprodutor, como por exemplo: SOP (síndrome do ovário poliquístico), amenorreia hipotalâmica ou TPM (tensão pré-menstrual).

O que podes mudar na tua rotina do fim do dia, para favorecer a tua fertilidade?

1. Deita-te cedo

A produção diária de melatonina inicia-se por volta das oito da noite e atinge o seu pico pelas das 4 da manhã, por essa razão, é importante começares a “desacelerar os motores” por volta da hora do jantar.

2. Dorme na mais absoluta escuridão

A mais pequena ausência de escuridão irá comprometer a normal produção de melatonina necessária para manter um sono equilibrado. Qualquer luz presente no quarto poderá ser suficiente para a inibição da produção desta hormona. Até mesmo a luz dos números do teu despertador digital pode interferir com a produção da melatonia – eu costumo cobrir o meu despertador com a peça de roupa que estiver mais à mão 😉

Se não consegues dormir sem uma luz de presença (até porque podes querer levantar-te durante a noite para ir à casa de banho), escolhe uma luz de cor vermelha. Curiosamente, este espectro de cor não interfere com a produção de melatonina – quem sabe se não será porque os nossos antepassados dormiam junto a uma fogueira acesa?

3. Reduz a tua actividade física a partir das 7 da tarde

Eu sei que, para alguns, é na hora antes do jantar que muitas pessoas aproveitam para dar um salto ao ginásio e descomprimir de toda a tensão a que estão sujeitas durante o dia.

Não quero pedir-te o impossível, mas gostaria que reflectisses sobre a quantidade de estímulos inimigos do sono a que estás sujeita ao fim do dia. Talvez possas encontrar formas de descomprimir de uma forma mais “sleep friendly” 😉

4. Desliga o computador, a televisão, o telemóvel e reduz a intensidade da luz artificial

Sabias que a luz emanada pelo ecrã de televisão, computador ou telemóvel poderá ser suficiente para a inibição da produção da melatonina? O ideal será reduzir a luz artificial à hora de jantar – dizem que, na altura da ovulação, jantar à luz das velas faz milagres 😉 – e evitar ligar a tv e resistir à tentação de consultar o teu feed no facebook.

A tua fertilidade agradece 🙂

A informação que consta no presente artigo do blog, é destinada apenas para fins educacionais e nunca substitui o diagnóstico médico.

Share on facebook
Partilha no Facebook
Share on twitter
Partilha no Twitter
Share on linkedin
Partilha no LinkedIn
Share on whatsapp
Partilha no WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.